A VLI Logística anunciou nesta semana a compra de sete locomotivas para expandir sua atuação na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), administrada pela Vale. O anúncio foi feito durante reunião da diretoria da companhia de logística com a diretoria colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), na sede da agência, em Brasília (DF).

As locomotivas vão operar o primeiro Acordo de Transporte Ferroviário (ATF) feito dentro do País. Neste ano, a companhia de logística recebeu registro da ANTT para operar como Agente Transportador Ferroviário de Cargas (ATF-C). A classificação permite à empresa negociar com outros players do mercado o acesso compartilhado de trechos ferroviários para transporte de suas cargas, por meio de contrato operacional específicos (COEs).

A operação do corredor leste da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), da VLI, com origem no Triângulo Mineiro e destino até Sete Lagoas, na região Central do Estado, segue por direito de passagem ferroviária pela EFVM, da Vale, até o Porto de Tubarão, em Vitória (ES). Somente esse corredor tem investimentos previstos de R$ 10 bilhões com a renovação antecipada da concessão da FCA, prevista para ser finalizada no primeiro semestre de 2025.

A compra das sete locomotivas vai de encontro com estudos da VLI que estimam aumento da demanda em Minas, onde a maior parte das cargas da FCA é transportada, alicerçado principalmente no crescimento do agronegócio e da siderurgia. A estimativa é que o volume aumente 32% ao longo da nova concessão da FCA – a capacidade dos trilhos mineiros da VLI sairá das atuais 35,8 milhões de toneladas para 47,3 milhões de toneladas.

Recentemente, a VLI comprou 12 locomotivas da Wabtec Brasil, com fábrica em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), em um contrato de R$ 300 milhões que a companhia de logística firmou com a fabricante há cerca de um ano. Em 2024, também foram adquiridas outras oito locomotivas fabricadas pela Progress Rail, em Sete Lagoas, por cerca de R$ 170 milhões.

A VLI poderá comprar mais de 300 locomotivas ao longo da nova concessão da FCA. A companhia está em tratativas com o governo federal para a definição do número exato.

O CEO da VLI, Fábio Marchiori, afirma que as novas locomotivas vão aumentar a capacidade da companhia de transportar cargas diversificadas e consolidar a ampliação da interligação das regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. “O objetivo é criar mais rotas eficientes para o escoamento de grãos, combustíveis e outros produtos essenciais para a economia do País”.

O diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, destacou que, além dos investimentos, as reuniões da VLI com a agência são importantes para discussões sobre obras, concessões, e resolução de pendências. “Essa parceria entre o público e o privado, entre concessionária e governo, está dando certo e aponta para um futuro de maior integração logística, trazendo benefícios tanto para o setor ferroviário quanto para a economia do País como um todo”, declarou.

FONTE: DIÁRIO DO COMÉRCIO